O Sotavento algarvio e o Baixo Guadiana é uma região admiravelmente rica em termos de flora e fauna. A Rota da Natureza leva-o por terra e por mar, a visitar 3 parques naturais. No percurso por terra, em veículos todo-o-terreno e no mar em barcos movidos a energia solar. Uma combinação perfeita!
Author

Adulto

60 PP

descontos disponíveis

Criança

30 PP

entre 4 e 11 anos

Criança

22 PP

entre 0 e 3 anos

Pela manhã suba a um dos nossos jipes para dar início à descoberta da natureza do Sotavento Algarvio.

Começamos por visitar a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António para observar as diferentes espécies de aves, incluindo os famosos flamingos e ainda as salinas. Seguidamente baixamos até à costa por caminhos de terra batida pelo belíssimo Barrocal Algarvio com vistas deslumbrantes e aldeias pitorescas, tendo o Guadiana como pano de fundo.

Antes da chegada a Cacela Velha fazemos uma paragem numa pequena quinta para provar alguns produtos locais e – claro – um copinho de medronho.

Em Cacela Velha, a pérola da Ria Formosa, pode contemplar as melhores vistas sobre o Parque Natural. Esta pitoresca vila está cheia de História e do centro pode-se avistar o espelho de água. Estas águas calmas permitem a recolha de vários moluscos e bivalves. Uma experiência verdadeiramente maravilhosa!

Depois de uma curta visita à Mata Nacional de Santa Rita seguimos para Cabanas onde sobe a uma pequena embarcação movida a energia solar que o leva até à Ilha de Tavira. Aqui, pode passear, relaxar ou dar um mergulho e ainda comer algo num dos muitos restaurantes locais

Cerca das 16h, o mesmo barco ecológico trá-lo de volta à terra, onde o aguarda o jipe que o vai conduz ao local de partida.

Aconselha-se levar roupa e calçado confortável, fato de banho, toalha e protetor solar.

Itinerário

10:00

Início
Visita à Reserva Natural do Sapal Verde

11:00

Prova de produtos locais

11:30

Visita guiada a Cacela Velha

12:00

Visita curta à Mata Nacional de Santa Rita

13:00

Saída de Cabanas para a Ilha de Tavira em barco

13:30 – 15:30

Tempo livre na Ilha de Tavira

16:00

Regresso a Cabanas